Conheça as principais áreas de atuação da programação, com Raphael Gerk Viana

11
Raphael Gerk Viana
Raphael Gerk Viana

Pensando em seguir carreira na área da programação? Confira, neste artigo, junto com o expert em programação, Raphael Gerk Viana, quais são as principais áreas para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho seguindo essa área. Você é uma dessas pessoas? Então, continue lendo o artigo e descubra qual delas mais combina com você. 

Em primeiro lugar, o empresário Raphael Gerk Viana, nos lembra que é importante entender o que, de fato, faz um programador. E, para isso, é preciso considerar a sua formação acadêmica em linguagens de programação que ele domina. Pensando nisso, existem diferentes segmentos para quem ingressa na área. Há, por exemplo, quem prefira se especializar em apenas modelos de códigos específicos do desenvolvimento back-end, como por exemplo, Python, Java e PHP.

Por outro lado, o empresário e expert em programação Raphael Gerk Viana, também destaca a existência de cursos mais abrangentes como, por exemplo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nesse, sua linha de aprendizagem é mais completa, já que são abordados outros aspectos importantes, como Estruturação e Gestão de Bancos de Dados, além de Governança e Planejamento Estratégico em TI. Muito se engana quem pensa que o mundo da programação é um mundo restrito. Sendo assim, confira, a seguir, possíveis áreas de atuação de um programador.

Desenvolvimento de aplicativos

Não é novidade que a demanda por novos aplicativos para dispositivos móveis é bastante considerável. De acordo com o empresário Raphael Gerk Viana, em média, um brasileiro gasta mais de 5 horas por dia navegando por apps no seu smartphone. Por esse motivo, as empresas estão de olho nesse perfil de consumo, aumentando as possibilidades empregatícias para quem deseja ingressar na área. Ainda nesse sentido, o desenvolvimento de aplicativos é uma ótima opção para quem deseja uma maior estabilidade financeira. 

Programação de jogos eletrônicos

O segmento de programação de jogos eletrônicos ajuda a ilustrar a importância do trabalho em equipe. Os jogos eletrônicos dependem da constante capacidade criativa e técnica de um desenvolvedor. Para quem deseja seguir a área, o empresário Raphael Gerk Viana destaca a importância de um bom conhecimento em JavaScript, Python e C++. Assim, você se destaca no mercado e garante o seu sucesso como programador. 

Desenvolvimento de sites

A elaboração de um website pode ser tanto dedicada para desktop, quanto para smartphones. Com um mercado vasto e amplo para diferentes segmentos, o grande desafio para um desenvolvedor de sites é criar sistemas otimizados para rodar de maneira fluida  em diferentes sistemas operacionais, sejam eles iOS ou Android, por exemplo. O expert em programação, Raphael Gerk Viana, destaca que é uma ótima área para quem deseja dar os primeiros passos no mundo da programação.

Desenvolvimento de programas

Para quem deseja trabalhar com o mundo dos softwares, o empresário Raphael Gerk Viana indica a área de desenvolvimento de programas. É uma área com bastante demanda, pois os softwares dependem ou não de instalação nos dispositivos que forem utilizados. Ainda que algumas empresas prefiram as versões feitas para desktop, o foco do programador é desenvolver softwares que executem funções complexas com o menor consumo de máquinas. 

Por fim, o empresário Raphael Gerk Viana destaca que qualquer instituição, seja ela pública ou privada, necessita dos serviços que são prestados por um bom programador. Devido às transformações no mundo digital e o seu expressivo progresso, a presença de desenvolvedores nas mais diferentes áreas se tornou um fator primordial para o bom andamento da companhia. Por esse motivo, invista na sua carreira como programador, e você terá um longo caminho de sucesso fazendo o que gosta!