Conheça os principais objetivos do Exame da Ordem para a formação de bons advogados

9
Vanuza Sampaio
Vanuza Sampaio

Ser advogado é uma das profissões mais desejadas pelos estudantes. Para a Dra. Vanuza Sampaio, isso se deve ao fato de que essa é uma carreira com muitas oportunidades e que permite uma variedade de possibilidades, e a partir de uma formação que abrange os aspectos jurídicos de toda a sociedade. 

No entanto, engana-se quem pensa que atuar na área da advocacia é algo simples. Na verdade, é muito pelo contrário, afinal, para ser devidamente registrado e receber a licença para atuar na área, é preciso passar no tão temido Exame da Ordem. Está interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo para saber mais!  

O que é o Exame da Ordem?

Para entender quais são os objetivos da realização desse exame, a advogada Vanuza Sampaio acredita ser necessário conhecer o que é, efetivamente, essa prova. Nesse sentido, o Exame da Ordem consiste em uma avaliação pela qual os formados em Direito devem passar para que, quando aprovados, possam atuar como advogados e exercer suas atividades dentro da advocacia. 

No Brasil, essa prova é uma responsabilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, mais conhecida por sua sigla “OAB”, sendo um exame do qual muitos bacharéis recém-formados temem em fazer, devido ao seu grau de dificuldade. De acordo com a Dra. Vanuza Sampaio, sem a aprovação nesse exame, ainda que seja formado em Direito, não será possível atuar como advogado no país. 

Importância e finalidade para a sociedade

Se você ainda está se perguntando sobre quais são os objetivos desse exame, é importante saber que a prova é utilizada como um parâmetro para entender e, especialmente, manter o nível profissional dos advogados no Brasil. Sendo assim, um dos principais objetivos do Exame da Ordem é garantir uma formação de qualidade aos profissionais que irão advogar. 

Outro objetivo central do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é garantir o conhecimento técnico-jurídico dos profissionais e, a partir disso, assegurar que toda a sociedade seja atendida por profissionais bem qualificados. Além disso, a Dra. Vanuza Sampaio também acredita que o Exame da Ordem é um instrumento que tem como um de seus objetivos manter a excelência da profissão dos advogados.

Mais qualidade na profissão e outros aspectos

Por fim, assim como você pode ter percebido, o Exame da Ordem é de extrema importância para que a profissão dos advogados seja bem vista por toda a sociedade e, dessa maneira, possa ser assegurado a qualidade desse setor no país. Sendo assim, a Dra. Vanuza Sampaio acredita ser possível manter as carreiras no setor jurídico mais confiáveis e seguras. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Para conhecer mais sobre esse e outros temas do universo jurídico, acompanhe a Dra. Vanuza Sampaio através de seu site e sua rede social!

Instagram: @escritorio.vanuzasampaio

Site: https://vanuzasampaio.com.br