Geração de energia solar compartilhada, é possível? A Solpac Digital explica as regras

Ruschel Jung
By Ruschel Jung
3 Min Read

Você já pensou na possibilidade de instalar um sistema de energia solar e compartilhar com outra pessoa? A Solpac Energia Solar é uma empresa que acredita no investimento de energia solar como um meio de investir no futuro e, por isso, esclarece que essa é uma possibilidade real graças a uma medida tomada pela Aneel em 2015 (Resolução Normativa 687/2015).

A geração compartilhada é uma entre as modalidades de geração distribuída, que torna possível o compartilhamento de energia de mini ou microgeração entre dois ou mais consumidores. No entanto, para utilizar esse meio de produção de energia elétrica, é essencial estar atento aos critérios exigidos pela Aneel 

Entenda o que é uma geração compartilhada

De acordo com a maior fabricante de placas 465W do Brasil, o Grupo Solar Solpac, trata-se de uma modalidade que permite o compartilhamento de mini ou microgeração de energia entre um grupo de pessoas físicas ou jurídicas interessadas na autoprodução de eletricidade por meio de fontes alternativas e renováveis, como a energia solar.

Esse tipo de escolha é muito benéfica e, por isso, impulsionou milhares de consumidores a financiarem projetos de energia solar fotovoltaica, como os disponibilizados pela Solpac Energia Solar. Assim, por meio de consórcios ou cooperativas que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora, criando a possibilidade de compartilhar essa energia entre um grupo de moradores ou lojistas. 

Contudo, para que isso seja possível, existem alguns critérios e exigências da Aneel que devem ser seguidos para promover o uso da geração compartilhada de energia solar. Segundo a Solpac Loja Virtual, eles são os seguintes: reunião de dois ou mais consumidores que sejam pessoas físicas ou jurídicas; dentro da mesma área de concessão;  local de geração distinto de onde a energia excedente será compensada; conter uma unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída e por meio de consórcio ou cooperativa. 

Vantagens de utilizar esse sistema de produção

Utilizar um modelo de energia solar fotovoltaica por meio da geração compartilhada é, na percepção do Grupo Solar Solpac, muito benéfico, uma vez que promove a praticidade e solução em áreas não adequadas para instalação do sistema, além de possibilitar maior segurança graças aos equipamentos com alta durabilidade.

Trata-se também de uma opção mais econômica que, apesar do alto custo, ainda é um investimento a longo prazo e de retorno considerável. Não obstante, também reduz a perda de créditos acumulados com a concessionária local, além de também diminuir os impactos ambientais.
Quer saber mais sobre geração compartilhada? Então, entre em contato com a Solpac Energia Solar pelo telefone ou Whatsapp (19) 3604-2900. Ademais, para conhecer seus serviços, acesse um de seus canais: site da Solpac (http://www.gruposolpac.com.br/), Loja Virtual Solpac (http://www.solpaclojavirtual.com.br/loja/), Youtube (https://www.youtube.com/c/SOLPACTV), Instagram (https://www.instagram.com/gruposolpac/?igshid=YmMyMTA2M2Y=) ou Facebook (https://www.facebook.com/solpacoficial).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *