Influencers! Deputados e senadores do Piauí com mais seguidores na internet

Ruschel Jung
By Ruschel Jung
2 Min Read

O cenário político das últimas eleições ressaltou a importância das mídias sociais como um espaço vital para comunicação e debate político. Anteriormente, a estratégia dos candidatos se limitava a utilizar as plataformas mais populares como um complemento à divulgação dos conteúdos das mídias tradicionais. Hoje, a sociedade digital demanda maior interação, impulsionada pelas possibilidades ampliadas e a mudança de comportamento dos usuários.

No Piauí, os políticos têm abraçado cada vez mais as redes sociais como ferramenta essencial para campanhas e pré-campanhas, sendo o engajamento diário, não apenas durante o período eleitoral, um fator determinante. O ex-governador Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento Social, é o político mais seguido entre os deputados estaduais, federais e senadores do Piauí no Instagram, ele se licenciou do mandato para assumir sua atual função.

Em seguida, temos o ex-ministro da Casa Civil e senador Ciro Nogueira, do Progressistas, conhecido por ser um crítico ferrenho da gestão Lula. O terceiro colocado nessa categoria é o deputado estadual Georgiano Neto, do PSD, que conquistou o título de político mais votado da história do Piauí para uma vaga na Assembleia Legislativa.

O levantamento do MeioNorte focou apenas nos titulares das respectivas Casas.

As redes sociais desempenharam um papel significativo durante as últimas eleições, com candidatos, eleitores e militâncias engajados na condução das campanhas.

O fenômeno das “redes sociais e eleições” está sendo objeto de estudo por especialistas e acadêmicos, especialmente no que diz respeito ao comportamento da população cibernética durante o período eleitoral. As ações observadas durante a votação promoveram um maior empoderamento? Houve um aumento na participação política ou tudo não passou de uma simples “onda” da internet? A campanha política nas redes não foi apenas uma preocupação dos profissionais de marketing; houve uma intensa participação social em torno do tema, acirrando os ânimos.

Share This Article