Direito e corrupção: você sabe como a área é essencial no combate à corrupção?

4
Bruno Burilli Santos
Bruno Burilli Santos

A corrupção é um mal presente em sistemas do mundo inteiro. Suas consequências negativas para a sociedade, seja na área econômica, política ou social no geral, são desastrosas, afirma o advogado Bruno Burilli Santos, advogado que trabalha no combate à corrupção. Por conta disso, fez-se necessária a criação de formas de combate para esse agravante, e a área do Direito possui inúmeros meios para os profissionais da área atuarem diretamente nesse combate.

Você sabe quais meios são esses? Se deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

Como a área jurídica auxilia no combate à corrupção?

O advogado Bruno Burilli explica que a área possui um conjunto de sistemas de prevenção e penalização de atos ilícitos. Conheça a seguir quais são alguns desses sistemas.

Investigação e Processo Penal

A área jurídica é responsável por conduzir investigações e processos penais relacionados a casos de corrupção. Advogados especializados em direito penal trabalham em conjunto com as autoridades competentes para reunir provas, analisar evidências e construir casos sólidos contra os envolvidos em atos corruptos. Além disso, eles auxiliam na condução dos processos judiciais, garantindo o cumprimento das leis e dos princípios constitucionais.

Legislação Anticorrupção

Os profissionais da área jurídica também desempenham um papel importante na elaboração e aprimoramento da legislação anticorrupção. Por meio de sua expertise legal, eles contribuem para a criação de leis mais eficazes e adequadas à realidade do combate à corrupção. Além disso, atuam na defesa de princípios como transparência, responsabilização e prevenção, buscando fortalecer o arcabouço legal e institucional voltado para o enfrentamento da corrupção, afirma o advogado Bruno Burilli Santos.

Prevenção e Compliance

Por fim, outra área em que a atuação jurídica se destaca é na prevenção da corrupção e no fortalecimento das práticas de compliance. Os advogados especializados em Direito Empresarial, por exemplo, auxiliam as organizações na implementação de programas de conformidade, que visam garantir o cumprimento das leis e normas éticas. Esses programas incluem a adoção de políticas internas, treinamentos, monitoramento e auditorias, reduzindo o risco de ocorrência de atos corruptos.

A atuação da área jurídica é essencial no combate à corrupção, fazendo dessa área um alvo de grande procura por profissionais que desejam atuar no combate e na prevenção de atos ilícitos. Estes profissionais do Direito desempenham um papel estratégico na luta contra a corrupção, buscando restabelecer a confiança nas instituições e promover uma sociedade mais justa e íntegra. É por meio de suas ações que se fortalecem os mecanismos de controle e punição dos atos corruptos, ajudando no desenvolvimento de uma sociedade com sistemas, sejam eles quais forem, mais éticos e preocupados com a justiça e a igualdade.