Conheça alguns dos principais impostos e tributos do Brasil

9
Emerson Bernini
Emerson Bernini

O Brasil é um dos países com a maior taxa de impostos e tributos do mundo, ficando atrás apenas da Hungria, Grécia e Dinamarca. Os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini afirmam a necessidade de conhecer bem esses impostos, pois alguns podem ser complexos. Quer saber mais sobre alguns dos principais tributos e impostos no país? Acompanhe o artigo até o final.

A importância de ter conhecimentos sobre a carga tributária

Pessoas físicas e, principalmente empreendedores e empresas, precisam procurar entender pelo menos o mínimo da carga tributária do país para evitar problemas fiscais e financeiros. Para isso, é importante contar também com advogados especialistas em Direito Tributário para auxiliar nessas questões, afirmam os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini. Veja a seguir alguns dos principais impostos e tributos cobrados no Brasil:

  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): este é um imposto anual que incide sobre os rendimentos de pessoas físicas e o valor pago é proporcional ao ganho anual de cada contribuinte.
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): é um imposto que incide sobre o lucro de pessoas jurídicas e empresas. Este imposto tem seu valor calculado com base na receita líquida do negócio.
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): é uma das fontes de recurso da Seguridade Social, e é uma contribuição que incide sobre o lucro das empresas. Essa contribuição é utilizada para financiar a seguridade social e outros programas sociais do país.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): como o nome já diz, é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados. O valor pago é proporcional ao valor do produto.
  • Contribuição Previdenciária (INSS): é uma contribuição que incide sobre a folha de pagamento das empresas e tem como finalidade o financiamento da previdência social.
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): é um imposto estadual que incide sobre a propriedade de veículos automotores. Seu valor é proporcional ao valor do veículo.
  • Taxas: as taxas são cobradas pelas prefeituras e pelos estados para que alguns serviços públicos específicos, como a emissão de alvarás e licenças, sejam remunerados corretamente.

Estes são apenas alguns dos principais impostos e tributos cobrados no Brasil. Os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini ressaltam a importância de buscar informações detalhadas sobre a carga tributária e as obrigações fiscais do país e de suas cidades para evitar problemas com a Receita Federal.