Do controle remoto à mente humana: televisão e o comportamento das pessoas

7
Elias Matogrosso
Elias Matogrosso

Você já parou para pensar em como a televisão influencia as nossas vidas? Segundo Elias Matogrosso, locutor de rádio e apresentador de TV, a televisão surgiu em 1950, com a inauguração da TV Tupi, e desde então a televisão tem influenciado a vida das pessoas. Nesse artigo, iremos entender como a TV desempenha um papel importante na vida das pessoas. Então, fique ligado para saber mais a respeito!

Entenda como surgiu a televisão 

Como destaca o cowboy brasileiro Elias Matogrosso, a televisão no Brasil iniciou-se comercialmente em 18 de setembro de 1950 com a inauguração da TV Tupi em São Paulo, utilizando equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, o que permitiu a fundação do primeiro canal de televisão no país. Em seguida, no Rio de Janeiro, a TV Tupi entra no ar cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951. Muito interessante, não é mesmo? 

Saiba como a televisão influencia a vida das pessoas

Como dito anteriormente, a televisão tem uma influência muito significativa na vida das pessoas na parte cultural, social, psicológico e educacional. Segundo pesquisas, a televisão ainda é a tela preferida dos brasileiros, estando no topo com 92% das preferências das pessoas, isso demonstra o quanto os conteúdos televisivos ainda impactam e influenciam o comportamento e as escolhas das pessoas no Brasil. 

Entretenimento 

Conforme explica Elias Matogrosso, pensar em TV e não pensar em entretenimento é praticamente impossível, pois em muitos lares brasileiros, a televisão ainda é uma fonte de entretenimento para as famílias. A televisão oferece uma ampla variedade de programas, como filmes, séries, reality shows e programas de variedades que ajudam as pessoas a relaxar e se divertir. 

Educação e informação 

Muitos não imaginam, mas a televisão é uma fonte importante de informação e educação, especialmente porque fornece notícias, documentários e programas educacionais que ajudam a aumentar o conhecimento das pessoas sobre diversos temas, desde ciência até política e história. Além disso, a televisão também influência em outros aspectos da vida das pessoas, como: 

  • Cultura e valores;
  • Opiniões políticas;
  • Comportamento e estilo de vida;
  • Socialização;

Entenda o lado não tão bom da TV 

Como ressalta o empresário Elias Matogrosso, apesar do mundo mágico da televisão, ela também pode ser prejudicial, especialmente para aqueles que passam muito tempo em frente a tela, perdendo produtividade de outras atividades, como trabalho, estudo e exercício. Além disso, a televisão também serve como modelo de comportamento para pessoas, especialmente crianças e adolescentes, que acabam sendo influenciados por atitudes e comportamentos. 

Por fim, como podemos perceber, a televisão desempenha um papel muito importante na vida das pessoas, mas isso pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo de fatores como idade, educação, interesses pessoais e a quantidade de tempo gasto assistindo à televisão. Lembre-se que é muito importante consumir os conteúdos televisivos de forma crítica e com equilíbrio. 

E você, gostou de saber como a TV influencia a vida das pessoas?