Denuvo: o que é e como funciona a tecnologia antipirataria?

Ruschel Jung
By Ruschel Jung
3 Min Read

A tecnologia Denuvo chegou há um tempo ao universo dos jogos com um objetivo bem simples: evitar a pirataria! Levando em conta que 63% dos softwares piratas estão na América Latina, segundo a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), essa ferramenta é bem-vinda por aqui, certo?

Errado! Como consome mais recursos de hardware, esse sistema deixa os jogos mais lentos e, também, não permite uma série de outras coisas que os gamers adoram, como criar mods e jogar offline. Mas o que de fato é o Denuvo, afinal? Quais as suas vantagens e desvantagens? Quais jogos tem em sua lista? Confira agora!

O que é e como funciona o Denuvo?
A tecnologia Denuvo foi desenvolvida para evitar a pirataria nos jogos, atuando como um meio de proteção com o intuito de evitar que gamers acessem a títulos pirateados. Porém, ele não é um software adicional, a ferramenta é integrada pelos desenvolvedores no código do jogo, como se fosse parte dele.

Dessa forma, o desbloqueio por engenharia reversa e depuração de software torna-se mais difícil, o que evita a pirataria. Contudo, o que se sabe é que esse software é um dos mais eficientes, embora algumas versões mais recentes não disponham de tanta proteção.

O Denuvo é, na verdade, o nome da suíte de serviços da Irdeto voltada para jogos, composta de outras soluções de proteção. Entre as mais conhecidas estão: Anti-Tamper e SecureDLC, além de Anti-cheat, Nintendo Switch Emulator Protection e Mobile Protection.

A tecnologia Anti-Tamper é direcionada ao processo em que os desenvolvedores recebem um programa de criptografia durante a integração do jogo que é será destinado a engines ou consoles.

Já a tecnologia SecureDLC elimina a pirataria de DLCs e outros conteúdos adicionais pagos, sem ser por meio de criptografia, mas por comparação dos dados do usuário na loja com o conteúdo executado em tempo real, dessa forma faz o bloqueio do acesso, não encontre o DLC adquirido na Biblioteca.

Denuvo: vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Software com muitas camadas de proteção;
  • Bloqueio de engenharia reversa;
  • Evita plágio de jogos;
  • Retorno de investimento dos jogos, já que a venda direta será o único meio do gamer adquiri-lo.

Desvantagens

Precisa de ativação antes de iniciar cada jogo;

  • Caso ocorra problemas no método de pagamento, o sistema trava totalmente o acesso para o jogador, sendo necessário ir até a loja da compra do jogo para destravar;
  • Menor desempenho bruto, especialmente em FPS;
  • Tempos de carga mais elevados;
  • Maior consumo de CPU;
  • Como precisa de conexão com a internet, não é possível jogar offline com o Denuvo;
  • O tamanho do jogo é bem maior do que seu tamanho original, podendo ser até 7 maior;
  • Não permite que a comunidade crie mods para os games.
Share This Article